segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

SAINDO DE UMA TERRA DE TRISTEZA E DOR.


SAINDO DE UMA TERRA DE TRISTEZA E DOR.

II Samuel 9:8 – Então se inclinou, e disse: Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?

Ao refletir sobre este tema que o Senhor colocou no meu coração no final de 2012, logo me veio a mente a saída de uma terra física, como no caso de Abraão em Gen, 12:1 –  Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Porém o que quero compartilhar com vocês neste texto, não é sobre sair de uma terra física, e sim sobre o que significa termos nosso coração como uma boa terra.

Aqui em II Samuel 9:8, vemos a história de Mefibosete, que era neto de Rei (Saul) e filho de Príncipe (Jonatas), porém morava em uma cidade chamada Lodebar. Esta cidade era seca e não havia nela nenhuma fonte de água, toda a água consumida nela vinha de 27 km de distância, era uma cidade muito pobre e cercada por um leprosário. Mefibosete nesta cidade vivia de favor na casa de um mendigo e ainda era aleijado dos dois pés.

Davi ao estabelecer seu reinado em Jerusalém, manda buscar Mefibosete.
Sair de Lodebar, espiritualmente significa sair de uma terra de tristeza e dor.


 
Como sair de uma terra de tristeza e dor?

1.     Entendendo que o que o Rei manda me chamar. II Sam. 9:1/7 - E disse Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?

E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.

E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.

E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lodebar.

Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lodebar.

E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.


Davi mandou seus homens irem até Lodebar para buscar Mefibosete, e trazê-lo para um novo tempo de grande honra.

Da mesma maneira hoje o  Rei dos reis Jesus Cristo, manda nos chamar, para sairmos de um tempo de tristeza e dor, para um tempo de grande honra.
 
 

2.     Seu coração precisa ser uma boa terra.
     Lucas 8:4-8/15 - E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola:

Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram;

E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade;

E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram;

E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança.
 

Aqui vemos Jesus falar sobre quatro tipos de terra:

·        Terra que permite a semente ser pisada e comida pelas aves.

·        Terra sem humidade que permite a semente secar.

·        Terra cheia de espinhos que permite a semente sufocar.

·        Terra boa, que permite a semente nascer e produzir frutos a cem por        um.


Conclusão: Como transformar seu coração em uma terra boa?

Salmo 51:1-10 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as  minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado.Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.
Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.

Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.
Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.
Purifica-me com hissope, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve.
Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.
Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.


Aqui em Salmo 51, nós vemos Davi falar sobre três situações diferentes:

·      Pecado: É um termo comumente utilizado, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus, em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. No hebraico e no grego comum, as formas verbais (em hebr. hhatá; em gr. hamartáno) significam "errar", no sentido de errar ou não atingir um alvo.
 

·        Transgressão: Significa cometer uma infração de maneira intencionada, ou até mesmo sem intenção, como por exemplo, atravessar um farol de trânsito vermelho.

 
·        Iniquidade: De acordo com Deuteronômio 5:9/10 - Porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até à terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos. Assim sendo, entendemos que iniquidades são consequências espirituais de origem hereditária, que Deus visita dos pais nos filhos até terceira e quarta geração daqueles que o odeiam. 

No Salmo 51:10, Davi declara: Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.
Da mesma maneira que Davi viveu uma transformação, hoje Jesus o Rei dos reis te chama para ter seu coração transformado, é tempo de sair da terra de tristeza e dor.


*Fonte de pesquisa: Bíblia de estudo Shedd, Bíblia de estudo Thompson e Dicionário Bíblico.

Um comentário: